0800 643 7444 - (51) 3231-7444 | fapers@fapers.org.br |

Planos de previdência administrados pela FAPERS: você sabe quais são?

6 de outubro de 2021

Você sabe quais são os benefícios oferecidos pelos planos de previdência da FAPERS? No texto de hoje vamos falar um pouco mais sobre eles, explicando os Institutos e abordando as principais características de cada plano.

Vamos lá?

A FAPERS administra quatro Planos de previdência: o Plano de Benefício  I, o Plano Geral Saldado, Plano Misto e o Plano Prever. Atualmente, dos quatro, o último está aberto para novas adesões, enquanto os outros três estão fechados e pagando benefícios aos seus aposentados e assistidos. A gestão dos planos é feita por uma equipe de especialistas em gestão de investimentos, administração, contabilidade e atuária, além de outras áreas que contribuem para a comunicação, o relacionamento e a gestão dos canais de atendimento da FAPERS junto aos seus participantes.

Mas agora vamos conhecer melhor cada um dos planos.

PLANO PREVER

Começando pelo Prever, que está aberto aos empregados da ASCAR-EMATER/RS para novas adesões e está vigente desde o dia 16 de junho de 2016. O Prever está estruturado na modalidade de Contribuição Definida (CD). Neste tipo de plano, o participante define o valor das suas contribuições mensais, a partir das quais será calculado o seu benefício de aposentadoria no futuro. Nesse cálculo, entram também as contribuições do patrocinador que contribui com o mesmo valor, respeitando o percentual estabelecido no regulamento do plano), contribuições adicionais e do retorno dos investimentos.

O percentual de contribuição mensal ao plano pode ser alterado nos meses de junho e dezembro e as contribuições adicionais podem ser feitas duas vezes por ano. Além disso, a contribuição do patrocinador  está limitada a 7,41% do salário de participação do participante, conforme regulamento.

Benefícios que o plano oferece

 

Institutos que o plano oferece

 

PLANO DE BENEFÍCIO I

O Plano I foi o 1º administrado pela FAPERS. Fechado para novas adesões desde janeiro de 2001, foi instituído na modalidade de Benefício Definido (BD). Esse plano tem como característica principal a ideia de solidariedade. O que isso quer dizer? Simples: os participantes e o patrocinador realizam contribuições mensais destinadas a um fundo mútuo. Como é um plano de Benefício Definido, como o próprio nome indica, o participante já fica sabendo no momento da adesão o valor do seu benefício de aposentadoria, só não sabe quanto isso custará ao longo dos anos.

Em caso de déficit, o reequilíbrio técnico do plano se dará mediante o aumento das contribuições do participante e do patrocinador para garantir o pagamento dos benefícios no valor definido no momento da adesão.

 

PLANO MISTO

O terceiro plano que vamos comentar neste texto é o Plano Misto. Também fechado para novas adesões, no Plano Misto, assim como no Prever, o benefício de aposentadoria é calculado com base no montante das suas contribuições, das contribuições do patrocinador, das contribuições adicionais e do retorno dos investimentos que estes recursos proporcionam ao serem aplicados no mercado financeiro.

As contribuições mensais do participante, de acordo com o seu salário de participação, podem variar entre 3,5% a 15%, e o patrocinador contribui com parcela igual, limitada a 7,41% do salário de participação.

Nesse plano, o participante também pode solicitar a alteração no percentual contributivo anualmente nos meses de junho e dezembro, com efeito sempre no semestre seguinte ao do pedido de alteração.

Benefícios que o plano oferece

 

Institutos que o plano oferece

PLANO GERAL SALDADO

Para finalizar, o Plano Geral Saldado-PGS. Estruturado na modalidade de Benefício Definido, assim como o Plano de Benefício I, este plano foi constituído a partir da cisão do Plano Misto e engloba todos os participantes que estavam vinculados à FAPERS até 31 de dezembro de 2000 e que permaneciam inscritos na data efetiva deste plano. O PGS possui os seguintes Benefícios: aposentadoria saldada, aposentadoria proporcional saldada, pensão por morte, pecúlio por morte e abono anual.

***

Bom, por hoje é isso. Em breve traremos novos conteúdos abordando outros aspectos dos planos de previdência, do mercado financeiro, de investimentos e muito mais.

Fique de olho nas nossas redes sociais para não perder nenhuma publicação. Estamos no Instagram, Facebook e Linkedin.

Ah, se ficou alguma dúvida sobre o que são planos de previdência complementar e suas principais diferenças e características, leia nosso post anterior clicando aqui.

Até o próximo artigo! 😊