0800 643 7444 - (51) 3231-7444 | fapers@fapers.org.br |

Você sabe o que são planos de previdência complementar?

10 de setembro de 2021

Se não sabe, vamos explicar rapidinho os principais aspectos dessa modalidade de investimentos e os motivos que a tornam tão atrativos para quem busca proteção financeira com foco no longo prazo.

 

A Previdência Complementar pode ser de dois tipos: aberta ou fechada. Os planos abertos são aqueles oferecidos por instituições financeiras, como bancos ou seguradoras, e podem ser adquiridos por qualquer pessoa, independente de qualquer vínculo de trabalho.

Mas neste texto vamos focar nos planos fechados de previdência complementar. As Entidades Fechadas de Previdência Complementar, como é o caso da FAPERS, também são conhecidas como Fundos de Pensão. Elas são entidades que administram Planos de Benefícios de caráter previdenciário e que são oferecidos aos seus funcionários e, em alguns casos, pode ser estendidos aos seus familiares.

Um plano de previdência complementar fechado pode ser oferecido aos empregados de uma empresa privada, a servidores públicos, aos associados ou membros de pessoas jurídicas de caráter profissional, setorial ou classista. Como o nome indica, esses planos têm como objetivo principal garantir um complemento de renda aos participantes no momento da aposentadoria, mantendo o seu padrão de vida. Afinal, quando paramos de trabalhar, as despesas não desaparecem, certo?

Os Planos de previdência são investimentos projetados para o longo prazo e quanto mais cedo você começar a investir, melhor. Isso por que os juros jogam a favor do seu dinheiro e podem multiplicar o seu patrimônio no longo prazo. Além disso, as entidades de previdência complementar costumam ter uma gestão diversificada de recursos, feita por profissionais qualificados que visam sempre proteger o patrimônio dos participantes, sendo uma opção de investimento segura e adequada para acumulação de recursos, visando a aposentadoria.

Mas como funcionam as contribuições? Basicamente, os planos de previdência podem ser estruturados em três modalidades:

 

Planos de Benefício Definido (BD): são aqueles cujo valor do benefício futuro é definido quando o participante ingressa no plano e o valor das contribuições é calculado para atingir o pagamento desses benefícios no prazo determinado.

Planos de Contribuição Definida (CD): são aqueles planos nos quais o benefício que o participante receberá no futuro é calculado em função das reservas acumuladas pelas contribuições do participante e/ou das patrocinadoras e pelo resultado dos investimentos. É o caso do Plano Prever da FAPERS.

Planos de Contribuição Variável (CV): são uma junção das duas modalidades anteriores. De acordo com a legislação atual, um Plano de CV é “aquele cujos benefícios programados apresentem a conjugação das características das modalidades de contribuição definida e benefício definido”. É o caso do Plano Misto oferecido pela FAPERS.

 

Ou seja, em um Plano CV normalmente se observa que durante o período de acumulação de recursos são seguidos os formatos dos planos de contribuição definida e, no momento da concessão do benefício, o recurso individual é utilizado para calcular o benefício inicial.

Viu como não é tão complicado assim? Mas, se você tiver dúvidas, manda pra gente que nossos especialistas te explicam todos os detalhes.

Além disso, uma das vantagens da previdência complementar está relacionada ao Imposto de Renda. As contribuições efetuadas para a previdência complementar são, em geral, passíveis de dedução no cálculo anual da Declaração de IR, trazendo benefícios financeiros ao participante.

E que tal ajudar a divulgar esta ideia?  Queremos ver a Previdência complementar crescer em nosso país.

Até o próximo artigo! 😊