Poupar e investir: você sabe a diferença?
13 de agosto de 2024De acordo com a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), a maioria dos brasileiros não poupa e muito menos investe. Segundo a pesquisa, 56% dos brasileiros não guardam dinheiro e nem possui reserva de emergência. Outro dado que a pesquisa aponta é que 75% não possui nenhum tipo de investimento.
O Serasa Brasil aponta que atualmente 63 milhões de brasileiros estão inadimplentes. Além disso, a entidade acredita que existe uma cultura imediatista em relação ao dinheiro, principalmente na relação entre ganhar e gastar na mesma proporção e não de acumular, poupar e investir. Por isso, ter acesso à Educação Financeira é uma medida urgente para a população, para que aprendam a lidar com seu próprio dinheiro.
Para começar a poupar e investir, a Educação Financeira é uma grande aliada. Muitas pessoas acham que poupar e investir é a mesma coisa, mas entender a diferença entre elas é crucial para saber como aplicar seu dinheiro da melhor maneira possível, de acordo com os seus objetivos pessoais.
Mas qual é a diferença? Vamos começar explicando o que é poupar: poupar é sinônimo de economizar, guardar dinheiro. Claro, não é só o ato em si. Para poupar é preciso planejar e conhecer seu orçamento: as despesas fixas (aluguel, condomínio, mensalidade), despesas variáveis (água, luz e internet), dívidas e tudo que estiver relacionado com as suas despesas. Ao entender melhor o seu custo de vida, você vai encaixar n orçamento o dinheiro que poderá poupar.
Agora, investir significa fazer render o dinheiro economizado. Você deve estar pensando que é a mesma coisa, mas não é, pois o investimento pode multiplicar o valor que você aplicou. Por exemplo, ao investir em um plano de previdência, todo o dinheiro depositado mensalmente em seu plano vai rendendo até a data em que você transformar o seu investimento em renda ou fizer um resgate. Além disso, no caso do Plano Prever da Fapers a patrocinadora investe proporcionalmente aquilo que você investir, dobrando o valor da sua contribuição mensal. Essa é uma vantagem única de planos de previdência complementar fechados.
Você já entendeu a diferença? Então, já está na hora de começar a economizar e se preparar para o futuro.