Certificação de dirigentes
29 de agosto de 2019A certificação de dirigentes (diretores, conselheiros, membros de Comitê de Investimentos) e profissionais de fundos de pensão, além de atender a legislação vigente ao mesmo tempo amplia a qualificação profissional na gestão das Entidades Fechadas de Previdência Complementar.
Na FAPERS, de abril a agosto/2019, três membros do Conselho Deliberativo certificaram-se, dois Titulares pelo Instituto de Certificação de Seguridade Social- ICSS e um Suplente pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais- ANBIMA.
Junto ao ICSS os conselheiros foram certificados na modalidade Certificação por Experiência Profissional com ênfase em Administração, na qual o candidato deve apresentar um currículo padronizado, o qual é analisado pela Banca de Avaliação do Instituto. Na análise do currículo são observados os registros sobre formação acadêmica, experiência profissional, produção autoral, prêmios pela atuação profissional e outras certificações correlatas, além de comprovação documental.
Já a ANBIMA certifica mediante aprovação em exame, assim o Conselheiro Suplente do Conselho Deliberativo prestou prova para o CPA-20 (Certificação Profissional ANBIMA – Série 20). O candidato tem que ter no mínimo 70% de acertos de 60 questões pertinentes ao Sistema Financeiro Nacional.
O Diretor Superintendente, Cezar Henrique Ferreira, em nome da Diretoria Executiva agradece o empenho dos conselheiros já certificados, bem como, de mais quatro conselheiros (Fiscal e Deliberativo) que estão em processo de certificação junto ao ICSS e a ANBIMA. A certificação de conselheiros é fundamental para o avanço do projeto de governança da atual gestão.