Comissão Permanente realiza a 46ª reunião e reforça compromisso com a gestão da FAPERS
24 de junho de 2025No último dia 13, a Comissão Permanente da FAPERS realizou sua 46ª reunião de forma virtual, reunindo representantes da diretoria e entidades parceiras para discutir temas essenciais à gestão e sustentabilidade da FAPERS.
Durante o encontro a diretoria apresentou uma série de assuntos relevantes, incluindo a conjuntura econômica atual, as estratégias de investimentos para 2025, o monitoramento do desempenho da carteira de investimentos, a distribuição do patrimônio e a implantação do sistema ASPPREV. Também foram abordados temas como fiscalização pela PREVIC, o Relatório Anual de Informações, questões relacionadas ao Imposto de Renda, déficits nos Planos Misto e PGS, além de outros tópicos ligados à governança da FAPERS.
Participaram da reunião o Diretor de Seguridade e Coordenador da Comissão, José Cláudio Secchi Motta; o Diretor Superintendente, Ricardo Altair Schwarz; o Diretor Financeiro, Michel Bueno Giacobo; a empregada Cátia Berger Rolim; além de representantes das entidades ASAE, ASAPAS, AESR, SEMAPI, SENGERS, SINTARGS e SIMVET.
Um dos principais pontos da pauta foi o debate sobre os déficits nos Planos Misto e PGS, além do Imposto de Renda. Ressaltou-se que esses temas já estavam em pauta nas reuniões anteriores da Comissão em 2023 e 2024.
Na ocasião, foram apresentados os Planos de Equacionamento de Déficit (PED), elaborados pela Método Atuarial, com responsabilidades atribuídas à ASCAR, aos participantes e aos assistidos. Ao Patrocinador ASCAR o PED prevê para o Plano de Benefícios II – Plano Misto o valor de R$ 1.187.887,40 e para o Plano Geral Saldado – PGS o valor a ser equacionado será de R$ 2.843.061,07.
Aos aposentados e pensionistas do Plano Misto está prevista a contribuição de 1,31% do valor do benefício mensal, pelo período de 13 anos. E no Plano Geral Saldado caberá aos participantes a contribuição de 0,89% do saldo de reserva e, no caso dos aposentados/pensionistas, a contribuição de 1,12% do benefício mensal no período de 15 anos.
Por fim, a diretoria reforçou que o processo de formalização do equacionamento dos Planos de Benefícios II – Plano Misto e Plano Geral Saldado – PGS está em andamento, demonstrando o compromisso contínuo da FAPERS com a transparência e a responsabilidade na gestão de seus planos.
Outro ponto importante foi o esclarecimento sobre a situação de alguns participantes e assistidos que tiveram seus nomes incluídos na malha fina. A FAPERS informou que todas as obrigações legais, mensais e anuais, foram enviadas à Receita Federal dentro dos prazos estabelecidos, e que uma consulta à própria Receita confirmou o recebimento de todos os documentos enviados. Para mais detalhes, confira a matéria completa clicando aqui.
A diretoria agradece a participação de todas as entidades envolvidas, cujo apoio é fundamental para o desenvolvimento sustentável da FAPERS.