0800 643 7444 - (51) 3231-7444 | fapers@fapers.org.br |

Já pensou como a sua vida pode ser impactada pela falta de planejamento?

9 de janeiro de 2024

Quando se espera o nascimento de um bebê, a família se planeja, faz o pré-natal, o enxoval, pensa onde a criança vai dormir, quem vai cuidar no dia a dia etc. O planejamento nos acompanha durante a vida inteira, ou deveria nos acompanhar, pois a falta dele pode ter um impacto negativo em nossas vidas. Assim como quando uma criança está para chegar é preciso pensar em muitas coisas, quando se fala planejamento financeiro é preciso se estruturar também, seja ele de curto, médio ou longo prazo.

Planejamento financeiro envolve o controle efetivo do seu dinheiro, compreendendo sua renda e suas despesas. Nesse processo, é crucial estabelecer objetivos realistas, pois eles servirão como seu norte, indicando como você deve utilizar seus recursos financeiros. Mas por que isso é tão importante? A ausência de um planejamento muitas vezes resulta em gastos inadequados, endividamento e angústias financeiras. Quem nunca ouviu alguém relatar que recebeu dinheiro em um dia e logo o dissipou completamente? Sem romantizar, é fundamental considerar a desigualdade social do país. No entanto, quando não há uma reflexão sobre como o dinheiro está sendo utilizado, é difícil que sobre algo no final.

Elaborar um planejamento financeiro auxilia na realização dos seus sonhos, seja comprar uma casa, viajar ou garantir uma aposentadoria mais tranquila. Qualidade de vida está ligada a finanças bem estabelecidas. Então, já sabe, não fique parado, olhe para o seu dinheiro e comece estruturar seu orçamento, pode ser uma planilha, uma folha de caderno, enfim, o método que for mais adequado para você. Comece analisando o dinheiro que entra e para onde ele vai, quais são suas despesas e gastos. Assim fica mais fácil identificar onde é possível economizar e como gastar de maneira mais eficaz. Pensar dessa maneira facilita para alcançares os seus objetivos financeiros e levar uma vida mais tranquila.