0800 643 7444 - (51) 3231-7444 | fapers@fapers.org.br |

A Renda Fixa não é fixa

5 de janeiro de 2024

Investimentos em Renda Fixa são muito populares pela segurança que oferecem aos investidores. Em um cenário de taxas de juros altas, costumam ganhar ainda mais atenção tanto de pessoas físicas quanto de pessoas jurídicas. Mas, afinal, você sabe o que Renda Fixa quer dizer na prática?

Basicamente, o investimento em Renda Fixa é você emprestar seu dinheiro para alguma instituição, como o governo, bancos e empresas, e elas te devolverem com o pagamento de um juro, o que chamamos de títulos de investimento. Então, esses títulos podem ser públicos, como os títulos do Tesouro Direto, ou privados, como o Certificado de Depósito Bancário (CDB), oferecidos pelos bancos. Ao aplicar seus recursos financeiros neste tipo de investimento, você pode ter uma estimativa de quanto receberá de rendimento em um determinado período.

Até aqui, pode-se ter a ideia de que a Renda Fixa é sempre fixa, porém, não é bem assim na prática. De acordo com a economista e consultora de Investimentos Marilia Fontes, autora do livro “A Renda Fixa não é Fixa”, embora haja projeções de valores, o investimento em Renda Fixa está vinculado à marcação a mercado, que é um indicador de valor justo a receber pensado no quanto vale hoje, conforme o cenário econômico. Por isso, muitas vezes acompanha as taxas de juros como Selic ou o IPCA – Índice Nacional de Preço do Consumidor Amplo. Por este motivo, não é necessariamente sempre fixa, pois essas taxas variam; a Selic costuma ter variação em sua meta durante o ano e a inflação é imprevisível a longo prazo. Alguns títulos se beneficiam com as taxas de juros subindo, outros se beneficiam quando está caindo.

É por isso que investir em Renda Fixa oferece algumas possibilidades interessantes de proteção financeira e até mesmo de ganhos além do previsto. Para isso, é necessário começar escolhendo entre os títulos prefixados e os pós-fixados. Os prefixados são aqueles cuja rentabilidade é definida no momento da compra do título. Já o pós-fixado é quando o valor da rentabilidade exata só será conhecido no vencimento do título.

Trazendo um exemplo mais claro, lembrando o que foi mencionado anteriormente, que os títulos estão atrelados a taxas de juros, suponha que você fez um investimento em um CDB prefixado (neste exemplo, você emprestou dinheiro para um banco), rendendo 8% ao mês durante 10 anos. Se em algum momento taxa cair para 4% e seu título passa a render 4%, você perdeu dinheiro? Não, porque este rendimento que você receberia no vencimento do título, recebe a diferença imediatamente.

Agora, considere um exemplo contrário: um investimento CDB prefixado com rendimento de 5% ao mês de 5 anos. Se, nesse meio tempo, a taxa de juros sobe para 10%, você perde dinheiro? Também não, mas seu rendimento continuará a 5%.

Já nos títulos pós-fixados, mesmo existindo a expectativa de rentabilidade, ele costuma acompanhar mais essas taxas de remuneração, principalmente a taxa Selic e o CDI (Certificado de Depósito Interbancário) e você só saberá quanto vai receber exatamente no vencimento do ativo. Pense que você investiu em Renda Fixa pós-fixada indexada à Selic, o Tesouro Selic, diariamente o valor do seu título será corrigido de acordo com a Taxa Selic vigente.

Mas aqueles informativos, notícias que preveem como estará o cenário econômico no próximo ano, daqui 10 anos, são mentira? Não, o Banco Central, através do Boletim Focus, costuma divulgar algumas expectativas econômicas que se baseiam na tendência econômica e política do momento a partir da avaliação de analistas mercado fatores que possuem suas variáveis. Muitas vezes, as especulações se concretizam ou ficam próximas, mas podem não se concretizar e a Focus emitir um novo comunicado.

Para se começar a investir, é essencial entender sobre o que está se investindo e o objetivo. A Renda Fixa se popularizou porque as pessoas perceberam que para investir não é preciso dispor de uma grande quantidade de dinheiro. É possível investir em Renda Fixa com apenas R$ 50,00, seja em títulos públicos pelo Tesouro Direto ou em CDBs oferecidos pelos bancos.

No entanto, acreditamos que este é um assunto para outro conteúdo. Continue nos acompanhando que falaremos mais sobre investimentos e educação financeira em breve.