0800 643 7444 - (51) 3231-7444 | fapers@fapers.org.br |

INFORME AOS PARTICIPANTES E ASSISTIDOS

24 de janeiro de 2023

Participante e Assistidos,

A sociedade brasileira ficou atônita na última semana com a divulgação de um rombo bilionário no conglomerado AMERICANAS e que resultou num pedido, aceito, de recuperação judicial (RJ) no valor de R$ 43 bilhões.

Com o objetivo de trazer clareza e transparência, a FAPERS informa aos seus participantes e assistidos que fez aquisição de debêntures da empresa B2W Digital em maio/2021, a qual foi incorporada posteriormente por sua controladora Americanas S/A, atendendo a estratégia de diversificação do portfólio de ativos, com investimento em papéis de empresas privadas com rating máximo (AAA).

Na oportunidade foram investidos R$ 5 milhões distribuídos nos planos PGA (6,1%), PBD-I (12,3%) e PREVER (81,6%) com remuneração de IPCA + 6,957% a.a. e pagamentos de juros semestrais (já recebidos 670 mil no período). Em termos de renda variável a exposição da Fundação estava restrita a valores reduzidos (cerca de 200 mil reais) em um dos fundos que compõe o Fundo Exclusivo da Fapers, atualmente com cerca de 60 milhões de reais).

Com a decretação da RJ pela justiça federal os valores que constam nos balancetes deverão ser provisionados para perda, o que impactará na rentabilidade dos referidos planos no corrente mês.

Apesar dos valores não serem pequenos considerando nossa realidade, isso não representa qualquer risco à sustentabilidade dos planos de benefícios ou motivo de preocupação para os participantes e assistidos vinculados aos mesmos. A Fundação segue acompanhando atentamente a apuração dos fatos e avaliará oportunamente as medidas administrativas e judiciais eventualmente cabíveis.

Diretoria Executiva da FAPERS