0800 643 7444 - (51) 3231-7444 | fapers@fapers.org.br |

Conselheiros acompanham os investimentos da FAPERS

27 de janeiro de 2023

Os conselheiros de uma Entidade Fechada de Previdência Complementar são responsáveis pelo acompanhamento, deliberação e fiscalização da entidade, dentre outras competências descritas no Estatuto.

Ser conselheiro é uma responsabilidade e tanto. Ciente do seu papel e diante dos desafios do cenário econômico, os membros do Conselho Deliberativo e Fiscal têm acompanhado a rentabilidade dos planos de benefícios, bem como, atuado junto aos participantes dirimindo dúvidas dos participantes e assistidos, além de serem multiplicadores das informações sobre a FAPERS.

Ontem (26) foi realizada reunião com membros da Diretoria Executiva, do Conselho Deliberativo, do Conselho Fiscal e do Núcleo de Investimentos para análise do desempenho dos investimentos e impacto nos resultados. Na oportunidade, foram abordados temas como a retrospectiva Ibovespa em 2022, características da marcação a mercado e da marcação na curva, evolução da Selic nos últimos dois anos, histórico da inflação no Brasil desde o início do Plano Real, o resultado dos indicadores de rentabilidade bruta dos investimentos por plano, comparado à meta e os respectivos indicadores financeiros nos últimos dois meses, no acumulado do ano, em doze e em vinte quatro meses, e na posição de dezembro de 2022. Também apresentaram o Patrimônio dos Investimentos segmentados por classe de ativos e seus respectivos percentuais de aplicação na posição de dezembro/2022.

Além de dirimir dúvidas, os conselheiros deram sugestões à Diretoria Executiva visando qualificar e dinamizar a comunicação com os participantes e assistidos, as quais serão analisadas internamente e implantadas ações adequadas ao perfil da FAPERS.