0800 643 7444 - (51) 3231-7444 | fapers@fapers.org.br |

Live da Fapers discute o cenário econômico e a rentabilidade dos planos

19 de novembro de 2021

 

Em live realizada no último dia 17 de novembro, a FAPERS debateu junto aos seus participantes os desafios impostos pela pandemia e as tensões econômicas que o país (e o mundo) vem atravessando nos últimos 2 anos. O evento foi mediado pelo Diretor-Superintendente da FAPERS, Ricardo Altair Schwarz, e contou com participação de Álvaro Roque K. Junqueira, Diretor de Seguridade, José Pedro O. Mendina, Diretor Financeiro, Claudinei Moisés Baldissera, Presidente do Conselho Deliberativo, consultor de Investimentos Clever Renato Neuenfeldt, além da palestra especial do consultor de investimentos e professor Marco Martins.

Na apresentação, Ricardo Schwarz destacou que o cenário atual é turbulento para a economia global como um todo, afetando diretamente diversas classes de ativos financeiros. Com os planos de previdência não é diferente. Mas ele destaca que, mais importante que olhar para a foto, deve-se olhar para o filme todo. Nesse sentido, o histórico dos investimentos dos planos administrados pela FAPERS mostra bons retornos em comparação aos seus índices de referência, fala reforçada pelos diretores José Pedro Mendina, Álvaro Roque Junqueira e pelo conselheiro Claudinei Baldissera.

O ex-diretor financeiro da FAPERS e atual consultor de investimentos Clever Renato Neuenfeldt, apresentou os resultados dos planos de benefícios da Fundação nos últimos anos e no ano em curso, bem como, a aplicação dos recursos financeiros da FAPERS. O Consultor Financeiro Marco Martins em sua explanação fez um balanço dos primeiros acontecimentos catalisadores do atual momento econômico brasileiro e projetou que, como em todas as crises, devemos atravessar essa e superá-la, retomando os patamares de crescimento anteriores. De acordo com o professor, é inclusive nestes momentos em que é possível realizar aportes nos investimentos para se beneficiar dos preços mais baixos dos ativos financeiros, fazendo valer a máxima que diz para “comprar na alta e vender na baixa”.

Se você não assistiu ao vivo, só dar o play no vídeo abaixo para acompanhar o evento na íntegra que está salvo em nosso canal YouTube: