0800 643 7444 - (51) 3231-7444 | fapers@fapers.org.br |

Setembro Amarelo

21 de setembro de 2021

Campanha de prevenção ao suicídio é sobretudo uma ação de preservação da vida humana

 

O Setembro Amarelo é uma campanha mundial de conscientização sobre a prevenção ao suicídio. A campanha busca chamar atenção para um problema social silencioso, pois pouco divulgado e comentado na imprensa por questões éticas (diz-se que poderia revelar um incentivo ao ato, por isso raramente casos de suicídio são alvos de reportagens e matérias jornalísticas). Além disso, para muitas pessoas é muito complicado falar no assunto. Todo o cuidado é válido, mas, por outro lado, quando o tema fica muito escondido, fica cada vez mais difícil até mesmo perceber quando uma pessoa próxima está em vias de tentar tirar a própria vida. É para ajudar nisso que a campanha foi criada.

Oficialmente, dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante o ano todo e, de forma mais intensa, durante o mês que lhe empresta o seu “nome fantasia”. O Setembro Amarelo salienta que o suicídio não pode mais ser tratado como um tabu e que é preciso falar sobre ele como um problema de saúde pública para então enfrentá-lo de frente, visando sempre reduzir os índices de suicídios mundialmente.

Para mobilizar as pessoas sobre a importância de entender os sinais que podem levar a tal ato extremo, a campanha busca mostrar que a prevenção ao cometimento do suicídio passa por atitudes simples como a conversa, isso ajuda a perceber alguns sinais. Na grande maioria dos casos, as tendências suicidas são eliminadas a partir da prevenção, seguindo cuidados específicos em cada caso.

A campanha Setembro Amarelo, no Brasil, é uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

No ano passado, a FAPERS fez uma entrevista exclusiva com a psiquiatra Bianca de Vargas, especialista no assunto. Confira a entrevista clicando aqui.