0800 643 7444 - (51) 3231-7444 | fapers@fapers.org.br |

FAPERS aplica no Segmento Exterior

3 de agosto de 2021

A alocação no Segmento Exterior visa à obtenção de ganhos oriundos da diversificação que favorecem a melhora da relação risco vs. retorno esperado, à medida que possibilita a exposição a riscos associados ao desempenho de ativos e derivativos emitidos no exterior. A alocação no exterior pelos fundos de pensão brasileiros, segundo levantamento da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) aumentou em 80% nos cinco primeiros meses de 2021, comparado aos valores alocados em dezembro de 2020.

A FAPERS começou a aplicar neste segmento em fevereiro de 2020, e considerando a posição de maio de 2021 constam no portfólio três Fundos de Investimento no Exterior, cujo desempenho depende principalmente do mercado acionário americano e europeu, bem como da oscilação do câmbio. Este segmento representa 6,82% dos investimentos, e, desde o início da aplicação tem proporcionado ganhos expressivos de rentabilidade, contribuindo para o atingimento das metas dos planos.

O levantamento da PREVIC aponta ainda que as entidades fechadas de previdência complementar (EFPC) estão cada vez mais dispostas a investir no exterior, apesar do montante alocado representar apenas 1,88% do patrimônio total dos fundos. Este e outros dados estão publicado na matéria “Fundos de pensão elevam patrimônio no exterior” publicado nas páginas de economia do Jornal do Comércio de Porto Alegre – RS, edição impressa do dia 12 de julho de 2021 digitalmente no blog: https://obolsodabombacha.blogspot.com/2021/07/fundos-de-pensao-elevam-patrimonio-no.html.