0800 643 7444 - (51) 3231-7444 | fapers@fapers.org.br |

Nota de Falecimento Francisco Roberto Caporal

30 de abril de 2021

A Fundação Assistencial e Previdenciária da Extensão Rural no Rio Grande do Sul registra com pesar o falecimento de Francisco Roberto Caporal, ocorrido no dia 23 de abril do corrente ano, na cidade de Recife/PE.

Francisco ingressou na Emater em 1975 passando por diversas funções, como Chefe de Escritório Municipal, Supervisor e Subgerente da Região de Santa Maria. Também foi Diretor Técnico de 1999 a 2002.  Atuou como Diretor Substituto do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (DATER) e Coordenador Geral de Ater e Educação, no mesmo Departamento da Secretaria de Agricultura Familiar, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, de 2003 a 2010.

Nos dias recentes, exercia as funções de Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco, junto ao Departamento de Educação, onde coordenava a Área IV, de Extensão Rural e também membro e coordenador do Núcleo de Agroecologia e Campesinato- NAC/UFRPE. Foi autor e co-autor de dezenas de livros e centenas de trabalhos, que ajudaram a formar mais de uma geração de extensionistas e de militantes no campo da Agroecologia.

Caporal tinha Doutorado em Agronomia pela Universid de Córdoba – Espanha (1998), no curso de Doutorado em Agroecología, Campesinato e Historia, do Instituto de Sociología y Estudios Campesinos, tendo recebido nota máxima ‘Sobresaliente cum laude”. Mestre em Extensão Rural, pela Universidade Federal de Santa Maria (1991) e graduado em Agronomia, pela Universidade Federal de Santa Maria (1975).