0800 643 7444 - (51) 3231-7444 | fapers@fapers.org.br |

Ações FAPERS durante a pandemia

19 de maio de 2020

O Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC) emitiu no dia 06 de abril de 2020, comunicado às entidades fechadas de previdência complementar (EFPC) para enfrentamento da crise gerada pela pandemia do Covid-19.

O documento contém recomendações de ações a serem tomadas de modo a diminuir consequências indesejáveis para participantes e assistidos, patrocinadores e entidades fechadas de previdência complementar (EFPC), bem como garantir o apropriado funcionamento do sistema e proteger a poupança previdenciária.

Diante do comunicado citado acima e o compromisso com transparência e prestação de informações, a Diretoria Executiva da gestão 2017/2020 intensificou a comunicação com seus participantes e assistidos.  O foco da comunicação foi a divulgação de informações técnicas e objetivas quanto aos reflexos causados pela Covid-19 nas EFPC, e em especial para a FAPERS.

Foram publicadas (até o momento) no site e nas redes sociais da Fundação várias matérias abordando os impactos da epidemia do COVID-19 dentro do contexto da economia nacional e mundial, com foco principal nas EFPC.

De modo a trazer uma opinião especializada no assunto, dentre as matérias produzidas foram publicados panoramas realizados pelo Economista e Consultor de Investimentos da FAPERS, Marco Martins. Nos textos em questão, o economista apresenta perspectivas para o futuro da economia, abordando os impactos causados pelo novo coronavírus, somados a fatores sociopolíticos que também influenciam no contexto.

Além das matérias, foram postados no site e nas Redes Sociais vídeos da Diretoria da FAPERS esclarecendo dúvidas sobre assuntos pertinentes (Rentabilidade, PDI, Resgate de Benefícios) e orientações aos participantes. Além dos vídeos da Diretoria, no dia 09/04 foi realizada uma live com o Consultor Marco Martins discorrendo sobre o contexto e respondendo a dúvidas dos participantes em tempo real.

Como forma de reduzir o impacto financeiro causado pela pandemia aos participantes, a FAPERS decidiu conceder a opção de postergação do pagamento de parcelas dos empréstimos já contratados junto à Fundação. A opção de postergação do pagamento de prestações mensais em vigor será por um prazo de 3 (três) meses subsequentes, as quais serão realocadas para o final do contrato, com a aplicação da atualização dos encargos contratais no saldo devedor.

Desde o mês de março, o desempenho dos investimentos dos planos de benefícios refletiu os impactos da pandemia do novo coronavírus sobre a economia mundial, pois foi um momento de queda da atividade global. Todas as classes de ativos foram afetadas e os retornos dos investimentos dos planos de benefícios foram distintos entre si, dadas as proporções que cada plano possui alocado em cada segmento de aplicação, bem como os prazos de vencimento de cada investimento.

A diversificação da carteira de investimentos da Fundação, construída para enfrentar uma nova realidade econômica de juros baixos, permite amortecer, em grande parte, o impacto destes movimentos bruscos e alavancar uma retomada da rentabilidade em um curto espaço de tempo. Semanalmente, está sendo disponibilizado informações no site da Fundação, acompanhe a evolução dos investimentos entre outros assuntos acessando o site, Facebook e Instagram da FAPERS.

Lembramos que o atendimento presencial permanece temporariamente suspenso. O atendimento a distância permanece funcionando em regime de contingência, através do telefone: 51 3231. 74.44, segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min, ou pelo e-mail fapers@fapers.org.br.

Por fim, entendemos que os impactos econômicos poderão ser amenizados a depender da resposta da sociedade no processo de contenção da epidemia. A FAPERS permanece atuando em busca da melhor administração dos recursos garantidores dos planos de benefícios.