0800 643 7444 - (51) 3231-7444 | fapers@fapers.org.br |

Coronavírus e Rentabilidade dos Planos

15 de abril de 2020

A pandemia do novo Coronavirus afetou fortemente a economia global de forma sistêmica, ou seja, há um colapso de todo o sistema financeiro e do mercado, com forte impacto sobre as taxas de juros, câmbio e os preços dos ativos em geral.

A Fundação, bem como todo o segmento de previdência complementar, também sofreu estes impactos, mas salientamos, que de todos os investimentos da Fundação, mais de 70% não sofre influência direta do que acontece com grande parte do mercado, são papéis de renda fixa, principalmente Títulos Públicos Federais com taxas de juros fixa, acrescidos da correção da inflação.

A FAPERS estrutura os seus investimentos levando em consideração a Legislação, a sua Política de Investimentos e a estratégia para cada momento econômico, acordada no seu Comitê de Investimentos. Nossa estratégia de investimentos tem como foco principal a prudência na tomada de decisões, sempre em busca de produtos de investimentos que possuam baixa correlação entre si e que aumentem a diversificação das carteiras, para poder agir em momentos de instabilidade econômica.

Com isso, cabe destacar que as carteiras da FAPERS não investem diretamente em ações, nosso portfólio de renda variável é formado por Fundos de Ações e de Dividendos, criteriosamente selecionados pelos profissionais e consultorias do Núcleo de Investimentos e previamente aprovados pelos membros do Comitê de Investimentos, com o objetivo de trazer rentabilidades suficientes para atingir as metas dos planos.

Os produtos de renda variável investidos entre os anos de 2018 e 2019 trouxeram ótimos retornos para o desempenho dos planos. Sendo assim, todas as análises nos levam a crer que neste momento de incerteza não seja indicado a retirada de posições deste segmento. Estamos confiantes de que o que está acontecendo é passageiro, portanto o momento é de prudência.

Por fim, ressalte-se que investimento em previdência complementar, que é o nosso negócio, deve ser compreendido na perspectiva de longo prazo, sendo que muitas crises já aconteceram e a recuperação sempre foi proporcional a perda ocorrida num curto espaço de tempo.

Para mais informações sobre o assunto, assista ao vídeo com a palavra do Diretor Cezar Henrique Ferreira seguida da explicação do economista e Consultor de Investimentos da FAPERS, Marco Martins, clicando no link abaixo:

https://bit.ly/34yJ3DO