6 Dicas para começar o ano com Saldo Positivo e Planejamento do Futuro
17 de janeiro de 2020Mais um ano que se inicia gerando uma expectativa de novos ciclos de metas e objetivos. Para que os mesmos se concretizem, é necessário planejamento. O começo de ano é um ótimo momento para reavaliar a situação financeira e planejar o orçamento, neste sentido separamos 6 dicas para planejar o ano e programar o futuro. Confira:
1- Negocie ou pague suas dívidas
Em primeiro lugar, pense em pagar tudo o que você está devendo. Essa é sua prioridade, pois os juros acumulados das dívidas são muito altos. Uma boa dica é negociar para pagar à vista e se livrar da dívida nos próximos meses.
2- Liste suas contas
Liste todas suas contas extras do começo do ano como IPVA, IPTU, matrícula, material escolar, viagem de férias e gastos fixos. Inclua também os pequenos gastos como lanches, transporte, entre outros. Anote tudo por pelo menos um mês para que você descubra o que está atrapalhando seu orçamento.
3- Mapeie seu orçamento
Para efetuar um planejamento financeiro, é necessário fazer um mapeamento do orçamento. Pare e analise se os seus gastos estão sendo efetuados de maneira eficiente. Monte uma planilha e verifique em quais áreas você tem gastado demais e em quais você precisa dar uma atenção especial.
Cuidado com os presentes caros e excessivos, corte os desperdícios e reveja seus gastos. Por exemplo: se você possui um pacote de TV a cabo completo, pense se você assiste a todos os canais disponíveis. Se não, pense em trocar seu pacote por um mais básico.
4- Estabeleça metas financeiras
Deixe de fazer promessas para o próximo ano e estabeleça metas. Assim, seus sonhos não ficarão apenas no plano dos pensamentos e irão começar a acontecer, com o dinheiro que você guardará para eles. Coloque seus sonhos também no planejamento financeiro e não se esqueça que essas metas devem ser específicas: o que, quanto, quando e o motivo.
5 – Reserva de emergência
Para ter uma garantia de estabilidade financeira, é muito importante que 10% do seu orçamento seja direcionado a uma reserva de emergência. É fundamental ter a consciência de que, por mais que nos planejemos, podem surgir imprevistos como manutenção na casa ou no carro e até problemas de saúde; e eles não podem comprometer o orçamento.
6 – Invista no Futuro!
Comece 2020 planejando seu Futuro.
Caso você tenha um plano de Previdência Complementar, avalie seu percentual de contribuição. Tem como aumentar o seu percentual? Ou terá como realizar contribuição adicional? Tenha um plano para seu futuro!
Caso ainda não tenha Previdência Complementar comece agora!
Acesse o site e conheça o Plano Prever da Fapers, faça uma simulação e posteriormente sua adesão!