0800 643 7444 - (51) 3231-7444 | fapers@fapers.org.br |

Sistema de Previdência Complementar Fechada retorna ao superávit

3 de outubro de 2019

As notícias são boas para o setor de previdência complementar fechado. A Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) destaca na sua 4ª edição do Relatório de Estabilidade da Previdência Complementar (REP) o retorno do superávit agregado do sistema de previdência complementar fechada.

O déficit de R$ 16 bilhões do final de 2017 foi revertido para um saldo positivo de R$ 3,5 bilhões ao final do primeiro semestre de 2019. Tais resultados positivos, refletiram na melhora da solvência e na manutenção da liquidez de forma bastante relevante.

Em relação à gestão de riscos, a redução das taxas de juros para patamares mínimos históricos torna o ambiente econômico mais desafiador para os gestores de recursos de fundos de pensão. O cenário tende a ser mais volátil e exigirá maior diversificação na alocação de recursos.

Conforme definido em outras edições do relatório, a estabilidade do segmento de previdência complementar fechada é compreendida pela capacidade na manutenção do equilíbrio técnico, da salubridade e do regular funcionamento do sistema. A análise contempla aspectos gerais e individuais do sistema, mediante apresentação de índices das entidades e dos respectivos planos de benefícios, no intuito de evidenciar a situação do sistema e principais riscos inerentes às operações de previdência complementar, além de identificar pontos de atenção para ações de supervisão.

O relatório é dividido em capítulos que incluem uma breve análise macroeconômica e seus possíveis efeitos no sistema de previdência complementar, além de um panorama do sistema de previdência complementar fechada. Pontos como a liquidez, a solvência, o risco de crédito e atuarial são abordados, buscando sempre introduzir conceitos e mensagens numa ótica prospectiva que permitam o aperfeiçoamento geral do sistema.

 

Você pode ter acesso ao REP na íntegra através do link:

http://www.previc.gov.br/central-de-conteudos/publicacoes/relatorio-de-estabilidade-da-previdencia-complementar-rep/apresentacao-perfis-de-investimento-lucas-nobrega.pdf