Erros financeiros críticos ao atingir 40 anos de idade
22 de outubro de 2019
Ao chegar aos 40 anos de idade, todos esperam estar financeiramente estáveis com uma fonte de renda que garanta uma boa vida. Ao alcançar essa idade, muitas vezes os gastos já deixaram de ser somente individuais e passaram a abranger também a família. A falta de planejamento financeiro pode ser um problema para quem chega a essa fase, e para que isso não ocorra, existem alguns erros financeiros críticos que podem ser evitados. Confira:
- Diminuição de investimentos e aumentos de gastos – Muitas vezes por estar em uma situação de estabilidade financeira ao atingir os 40 anos de idade, acreditamos que é o momento de somente desfrutar do que foi adquirido ao decorrer da vida. Porém é nesse instante que temos maior maturidade e vigor intelectual para saber onde investir, dessa forma esse é o momento certo para aplicar o dinheiro e multiplicar o mesmo. Isso não significa deixar de desfrutar do que já se conquistou, mas sim manter um equilíbrio entre o que se gasta e o que se investe.
- Realizar empréstimos para grandes reformas – Por almejar um maior conforto para si e para a família, ao chegar à meia idade passamos a investir mais na própria casa, e em determinados momentos realizamos empréstimos para a realização de tais reformas. Contudo, empréstimos podem ser desvantajosos para quem ainda não conseguiu acumular um patrimônio significativo; além disso, podem acarretar dívidas a longo prazo, portanto, devem ser evitados.
- Não poupar o suficiente para uma aposentadoria confortável – Uma pesquisa realizada pelo SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) mostrou que 6 a cada 10 brasileiros não se preparam financeiramente para a aposentadoria. Contar apenas com a previdência pública pode não apresentar resultados significativos no futuro, uma vez que o valor da aposentadoria é sempre menor que o do salário enquanto ainda se trabalha. Por isso, planos de previdência privada e reservas mensais são ótimas alternativas para garantir uma aposentadoria tranquila, e garantir a estabilidade financeira na terceira idade.
- Não ter um fundo de emergências – Imprevistos podem acontecer a qualquer momento, e devemos estar sempre preparados para qualquer situação. Para não haver problemas em situações do gênero, devemos sempre ter um montante reservado para tais eventualidades; isso evita empréstimos em momentos de urgência, consequentemente evitando dívidas a longo prazo.
- Não contratar um seguro – Ao atingirmos os 40 muitas vezes temos familiares e filhos que dependem exclusivamente da nossa renda, havendo assim uma maior necessidade de planejamento financeiro. Acidentes e imprevistos podem vir a acontecer a qualquer instante, por isso a contratação de um seguro de vida ou acidente é uma ótima opção uma vez que garante a segurança financeira em momentos de necessidade.