0800 643 7444 - (51) 3231-7444 | fapers@fapers.org.br |

Dinheiro e Saúde

14 de outubro de 2019

 

Problemas de saúde relacionados a motivos financeiros são cada vez mais frequentes na sociedade atual. A falta de dinheiro e acúmulo de dívidas são os principais fatores que acarretam tais enfermidades, que a longo prazo podem se tornar um sério problema.

Um estudo realizado por pesquisadores das Universidades do Arizona (University of Arizona) e Virginia (Virginia Tech University) sobre os efeitos negativos do descontrole financeiro sobre a saúde das pessoas, mostrou que 82,5% dos entrevistados relataram ter sofrido algum problema de saúde ocasionado pela sua situação financeira. Dentre os problemas listados, os mais recorrentes foram:

 

– Estresse profundo

– Preocupação, nervosismo, tensão e ansiedade

– Depressão

– Dores de cabeça e enxaqueca

– Pressão alta e hipertensão

– Distúrbios alimentares

– Distúrbios digestivos e dores de estômago

 

Além de problemas fisiológicos causados de maneira direta, a má estrutura financeira também impede o custeio de consultas médicas sobre outras doenças, agravando assim problemas de saúde por falta de tratamento. Considerando que o estresse financeiro faz uma pessoa render menos no trabalho, há ainda o risco desse tipo de problema causar diminuição de produtividade, e até mesmo perda do emprego. Para que tais situações não ocorram, há uma série de medidas a serem tomadas, e quanto mais breve o forem, menos danos serão causados à saúde.

Por mais difícil que seja reconhecer que se está doente em função da situação financeira, é preciso admitir a existência do problema, sendo esse o primeiro passo para a resolução do mesmo. Logo após isso, é necessário ter consciência dos rendimentos e gastos para fazer um reajuste no estilo de vida, estabelecendo limites e priorizando gastos realmente importantes. No começo, mudanças de hábito podem parecer duras, porém pequenos sacrifícios momentâneos possibilitarão futuramente a realização de novos planejamentos e objetivos satisfatórios.

O mais importante de tudo, é ter em mente que todo problema financeiro é reversível, basta uma readequação do estilo de vida. Manter a mente tranquila evitando gastos impulsivos para suprir a ansiedade causada pelas dívidas, é uma ótima forma de organização, uma vez que estando com total consciência e controle da própria situação financeira, a saída dos problemas se torna muito mais simples.