0800 643 7444 - (51) 3231-7444 | fapers@fapers.org.br |

Diretoria Executiva

Mandato:  2023/2026

Nome: Ricardo Altair Schwarz

Cargo: Diretor Superintendente

Formação e Experiência Profissional:
Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1975 e com Mestrado em Ciência do Solo (UFRGS, 1996), possui certificação CPA-20 pela ANBIMA – Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais. Iniciou seu trabalho profissional na COTRIMAIO (Três de Maio) até 1978 quando ingressou na ASCAR-EMATER/RS. Atuou como Gerente Regional em Santa Rosa (1987/90), Gerente da GET, Secretário Executivo Adjunto do Programa PRO RURAL e coordenador das ações na Emater/RS e Coordenador Estadual do Programa RS-RURAL. Atuou como Diretor Técnico (2003/06) e Presidente da Emater/RS (2006/07) e Diretor Regional Sul da Associação Brasileira das Entidades de ATER. No período de 2010/18 atuou como Coordenador Geral das atividades relativas às Chamadas Públicas contratadas junto ao Governo Federal (MDA), quando desligou-se da ASCAR-EMATER/RS após 40 anos. Na FAPERS, foi Vice-Presidente do Conselho de Curadores (2001/04); membro titular eleito do Conselho Deliberativo e membro do Comitê de Investimentos da FAPERS (2019/20);  Diretor Superintendente no período de 2021/2023. Por dois mandatos foi Presidente da SOGIPA – Sociedade de Ginástica Porto Alegre.

Nome: José Cláudio Secchi Motta

Cargo: Diretor de Seguridade

Formação e Experiência Profissional:
Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1986 e com Especialização em Desenvolvimento Rural e Agroecologia (UFRGS, 2001), possui certificação CPA-20 pela ANBIMA – Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais. Iniciou seu trabalho profissional no seu escritório de planejamento agropecuário, Pró-Solo Ltda., de 1988 até 1990. Nesta época tornou-se vice-presidente da Associação dos Escritórios de Planejamento Agropecuário de Cruz Alta, RS. Em julho de 1990, quando ingressou na EMATER/RS – ASCAR, iniciou suas atividades no Escritório Municipal de Esmeralda. Também trabalhou nos escritórios de Vacaria e Monte Alegre dos Campos. Em 2000, após aprovação em concurso, assume como Supervisor Regional no escritório regional de Caxias do Sul e, posteriormente nos regionais de Erechim, Ijuí e Soledade. Neste último, atuou como Gerente Regional no momento da sua criação em dezembro de 2012, até  concomitantemente, a função de Assistente Técnico Regional. Em três oportunidades exerceu o cargo de representante de área do Sindicato dos Empregados em Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas e de Fundações Estaduais do Rio Grande Do Sul (SEMAPI) e, também, membro do Conselho de Representantes da Associação dos Servidores da ASCAR/EMATER-RS. Nesta oportunidade foi eleito vice-presidente do referido Conselho. Atualmente exerce a função de Diretor da Regional Central do Sindicato dos Engenheiros do Rio Grande do Sul – SENGE-RS. Na FAPERS, foi membro do Conselho Fiscal indicado pelo Patrocinador e, por duas gestões, eleito membro titular do Conselho Deliberativo.

Nome: Michel Bueno Giacobo

Cargo: Diretor Financeiro

Formação e Experiência Profissional:
Formando em Administração pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci, possui formação em Tecnologia da Informação, MBA em Gestão de Projetos e pós-graduação em Contabilidade e Gestão de Pessoas. Na EMATER/RS-ASCAR, atuou como Coordenador do Núcleo de Gestão de Projetos, Coordenador do Núcleo de Sistemas e Informação e Gerente Adjunto da Gerência de Tecnologia da Informação. Atuou como conselheiro deliberativo suplente eleito no período de junho/2018 a maio/2021 e como membro titular indicado no período junho/2021 a junho/2023, sendo presidente do conselho deliberativo no período junho/2022 a junho/2023. No período de março/2020 a março/2021, foi membro do Comitê de Investimentos da FAPERS. Possui Certificação CPA 20 pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais.