0800 643 7444 - (51) 3231-7444 | fapers@fapers.org.br |

Outubro Rosa: entrevista com a médica mastologista Viviane Rigoni sobre a campanha de conscientização

14 de outubro de 2020

 

O Outubro Rosa é uma das maiores campanhas de conscientização do mundo. Para reforçar a importância da prevenção ao câncer de mama, entrevistamos a médica mastologista Viviane Rigoni. Na entrevista, que você confere na íntegra abaixo, a Dra. Rigoni explicou no que consiste a campanha, quais os principais sintomas da doença e as possíveis formas de prevenção.

Leia a entrevista na íntegra:

Pergunta: o que é e qual a importância da campanha do Outubro Rosa?

Resposta: o Outubro Rosa é uma campanha mundial de conscientização sobre o Câncer de Mama. Surgiu em 1990 quando o laço cor de rosa foi lançado pela Fundação Susan Komen for The Cure. Na ocasião os laços foram distribuídos aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova Iorque, a qual ocorre anualmente desde então. O movimento foi crescendo e os Estados Unidos instituíram Outubro como o mês da conscientização nacional sobre o Câncer de Mama.

A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de uma forma elegante e bonita, fazendo da iluminação rosa uma leitura visual compreendida em qualquer lugar. No Brasil, a primeira ação ocorreu em 02 de outubro de 2002 com a iluminação do Monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), em São Paulo.

Atualmente, no mundo todo, os monumentos, prédios públicos e teatros são iluminados na cor rosa e as pessoas usam os laços, a fim de alertar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do Câncer de Mama.

Quais são os sintomas mais comuns do câncer de mama?

O sintoma mais comum do câncer de mama é a presença de um nódulo, na maioria das vezes indolor e endurecido.

Outras manifestações clínicas também podem ocorrer, tais como:

Quais são alguns dos fatores de risco?

O câncer de mama não tem uma única causa. Vários fatores podem aumentar o risco de desenvolver a doença, tais como:

Quando a realização dos exames de diagnóstico é indicada?

Para pacientes com queixas mamárias e/ou alterações no exame físico, os exames são indicados a depender destes achados e, na maioria das vezes a investigação se inicia por mamografia e ultrassonografia mamária. Para pacientes sem sintomas e exame físico normal, propõe-se o rastreamento por imagem do câncer de mama, o qual é baseado na idade e nos fatores de risco das pacientes.

A realização da mamografia na periodicidade recomendada reduz em aproximadamente 40% a mortalidade por câncer de mama, sendo o único método efetivo na redução da mortalidade por essa doença. Deve-se ressaltar a importância do rastreamento mamográfico pois a detecção precoce do câncer de mama, antes de se tornar uma lesão palpável, melhora o prognóstico da doença e aumenta as chances de cura.

Como funcionam os tratamentos?

O tratamento do câncer de mama é realizado com uma equipe multidisciplinar, envolvendo os médicos mastologistas, oncologistas clínicos, cirurgiões plásticos e radioterapêutas, além de enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e fisioterapeutas. Em linhas gerais existem 4 etapas no tratamento: cirurgia, quimioterapia, radioterapia e endocrinoterapia.

O tratamento cirúrgico e quimioterápico varia em ordem de acontecimento a depender do estágio da doença e das características de cada subtipo tumoral. Tumores avançados ou com características biológicas agressivas na maioria das vezes se beneficiam de quimioterapia neoadjuvante (aquela que antecede a cirurgia).

As indicações de quimioterapia, radioterapia e endocrinoterapia adjuvantes (aquelas que ocorrem após a cirurgia) dependem do resultado anatomopatológico da peça cirúrgica e, novamente, das características biológicas do tumor.

Existem hábitos que possam diminuir os riscos de desenvolver a doença?

O câncer de mama é o tipo de câncer que possui a maior incidência e a maior mortalidade na população feminina em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. A prevenção primária dessa neoplasia (medidas que efetivamente evitem seu aparecimento) ainda não é totalmente possível devido à variação dos fatores de risco e aspectos genéticos envolvidos na sua etiologia.

Entretanto devemos nos atentar aos aspectos que ajudam a diminuir o risco de desenvolver o câncer de mama, entre eles: