0800 643 7444 - (51) 3231-7444 | fapers@fapers.org.br |

Prazo para envio da declaração do Imposto de Renda vai até o dia 30 de abril

19 de março de 2019

O prazo para os contribuintes enviarem a declaração do Imposto de Renda referente ao ano-base 2018, iniciado no dia 7 de março, segue até o dia 30 de abril.

Clique aqui para fazer o download do programa.

Importante destacar que o recebimento da restituição do IR está condicionado ao momento do envio da declaração, isto é, o quanto antes você entregar a sua declaração, antes receberá o valor devido. As restituições começam a ser pagas em junho e vão até dezembro, com prioridade para idosos, portadores de doenças graves e deficientes físicos ou mentais.

Benefícios fiscais da Previdência Complementar

Se você faz a declaração do IR pelo modelo completo, é possível reduzir a base de cálculo do IR até o limite de 12% de sua renda tributável, fazendo com que o participante pague menos imposto ano a ano, até o momento do resgate. O resultado disso? Quanto mais dinheiro aplicado ao longo do tempo, mais dinheiro será rentabilizado.

Um dos pilares da educação financeira é entender como o tempo, através do poder dos juros compostos, pode ser o melhor amigo dos seus investimentos. Como em todo tipo de investimento, o importante é deixar o tempo agir a favor do seu dinheiro e, para tanto, é preciso ter disciplina.

Novidades

Uma novidade é que o programa Receitanet, que até o ano passado tinha que ser baixado em separado, agora foi incorporado ao programa do IR, dispensando a necessidade de instalação do primeiro. O envio das declarações, no entanto, não pode ser feito entre 1h e 5h da manhã (pelo horário de Brasília), pois neste período o sistema de recepção das declarações não funciona.

O site da Receita Federal possui uma página na qual fornece instruções completas para auxiliar o contribuinte no preenchimento da declaração. Para acessá-la, clique aqui.