0800 643 7444 - (51) 3231-7444 | fapers@fapers.org.br |

Plano de Custeio

7 de fevereiro de 2019

 

Em janeiro entrou em vigor ​o novo plano de custeio para os planos de benefícios da FAPERS. O Plano de Custeio é uma obrigação legal de todas as entidades de previdência complementar fechada, como é nossa Fundação. Anualmente, é realizada a avaliação atuarial dos planos de benefícios, resultando no Plano de Custeio Anual, que tem que ser aprovado pelo Patrocinador ASCAR e pelo Conselho Deliberativo da FAPERS.

Visando facilitar o entendimento, pode-se dizer que é como se tivéssemos que  realizar, no início de cada ano, um orçamento para nossas finanças pessoais, somando a previsão de nossos compromissos (passivo) e comparando com o recebimento previsto de recursos (ativo). Assim, do resultado desta conta saberíamos se sobrariam recursos ou se teríamos que buscar mais fontes de receita.

Trazendo o exemplo acima para a FAPERS, em 2018, quando da avaliação atuarial temos boas notícias para todos com relação ao custeio dos planos no Plano PBD-I, em 2019, considerando o saldo do Fundo Administrativo não será cobrado parcela para custeio administrativo. No Plano Misto, ocorreu a diminuição do percentual aplicado aos participantes ativos, já o percentual aplicado manteve-se o mesmo para os assistidos. No Plano Geral Saldado, foram aplicados os mesmos percentuais do exercício anterior.

Outras informações sobre o Custeio Administrativo acesse o ícone do plano a que você pertence neste site e saiba mais.